sábado, 24 de julho de 2010

Faca tática e de combate

FACAS DE COMBATE

*GREG GASH

Sumário:
1. Definição de faca tática ou de
combate – características gerais.

2. Tipos de facas táticas.

3. Aplicações: A. militares
B. civis

4. Conclusão

1. Definição de faca tática ou de combate –características gerais.

Para uma faca ser considerada ideal como de combate deve ter três elementos em sua configuração: fio duplo, empunhadura aderente e pomo exposto metálico adequado para bater. Embora existam facas táticas que não reúnem estas três características, até porque são elaboradas também para serem lâminas utilitárias, a faca perfeita deve ter as acima mencionadas particularidades.

O fio deve ser duplo para facilitar a penetração, pois o fio simples não corta dos dois lados e uma faca de combate precisa servir para perfurar com eficiência, principalmente em golpes de finalização.

A empunhadura aderente serve para firmar a faca na mão, mesmo que esteja molhada com água ou até sangue, garantindo não escorregar durante o uso. As melhores empunhaduras são as de borracha ou materiais assemelhados, e as de anéis de couro.

O pomo metálico é necessário para agir como martelo em golpes contundentes, principalmente no crânio do oponente. Uma faca de combate não se presta apenas ao corte ou perfuração, mas também para quebrar.

A lâmina também deve ter um tamanho mínimo, pois não é crível uma faca tática com menos de 4,5 polegadas de comprimento. O ideal é de 6 polegadas, uma medida intermediária razoável para o porte, embora a maioria tenha 7 polegadas de comprimento, tamanho considerado ideal para alcançar qualquer órgão interno em golpes perfurantes.

O centro de gravidade deve estar localizado na empunhadura, para se fixar na palma da mão dando melhor controle no uso da faca.

2. Tipos de facas táticas

As facas táticas podem ser tipicamente de combate ou de luta/utilitária.

A de combate propriamente serve exatamente para matar, pois para isto é que ela é projetada. Embora seja óbvio que toda lâmina corta e tem aplicação ofensiva, a faca de combate é feita especificamente para a finalidade de eliminar outro ser humano. Exemplos: a Fairbain, a Applegate, a Case V-42, a Gerber Mark II, etc.

Já a de luta/utilitária serve para matar e também para tarefas mais prosaicas, como cortar uma corda, seccionar um galho, tirar a pele de um animal para preparar seu cozimento, etc., sendo por tal razão mais prática pelo seu caráter misto. Exemplos: a Ka-bar, a Camillus, etc.

Tanto as tipicamente de combate, como as de uso misto, podem ter lâminas lisas ou parcialmente serrilhadas, servindo estas últimas para cortar cordas ou até mesmo tendões.

3.Aplicações

As facas táticas são de uso tipicamente militar, mas também se prestam ao uso civil e até ao uso policial.

A. Militares

O uso militar pode ser, em primeiro lugar, para neutralizar o inimigo, seja num combate corpo a corpo ou mesmo para silenciar uma sentinela. Embora no combate contemporâneo as armas de fogo tenham uma primazia sobre as armas brancas, não se podem esquecer as situações de combate corpo-a-corpo nas quais as lâminas são importantes, seja pela proximidade que inviabiliza o uso de armas de fogo, mormente as longas(nos túneis, por exemplo), seja pelo necessário silêncio numa operação de comando.

Ademais, as facas táticas também podem ter aplicação utilitária, para cortar uma corda, despelar uma caça, etc. Numa situação de sobrevivência em áreas hostis, como numa floresta tropical ou num deserto, a utilidade das lâminas é inquestionável, sendo estas muitas vezes mais valiosas que um fuzil ou uma pistola.

B. Civis

Enquanto o objetivo do militar em ação de combate seja neutralizar o inimigo, matando-o, o civil não pode pela legislação pretender tal finalidade. Nem o policial pode ter tal fim, já que em princípio ele deve prender o criminoso, agindo em extremos só em última alternativa.

Daí porque para uso civil as facas táticas servem para defesa pessoal e também para finalidades utilitárias(camping e caçadas).

Em defesa pessoal as facas são usadas em centros urbanos violentos, principalmente naqueles em que existem restrições ao porte de armas de fogo(Washington D.C., Tóquio,etc). Embora uma faca de combate de sete polegadas de lâmina tenha um porte dissimulado desconfortável, há versões de cinco polegadas de lâmina bastante adequadas para uso discreto, suficientes para auto-defesa.

O mesmo se diga ao uso policial, como arma reserva ou complementar às de fogo.

O uso prosaico também é possível para a faca tática, seja num acampamento ou numa caçada. Embora não seja muito adequado usar uma adaga para caçar, existem facas táticas de uso misto pertinentes para atividades que não sejam de combate.

4.Conclusão

As lâminas são uns dos instrumentos mais antigos e eficientes criados pelo ser humano. Ninguém vive sem as mesmas, presentes no dia a dia de toda e qualquer sociedade. Seja cozinhando ou se barbeando, a presença das lâminas é indispensável na vida cotidiana.

Em regra o uso utilitário e inocente das lâminas é o comum. Porém, algumas vezes as facas podem ser usadas em atividades muito mais sérias e graves, seja aniquilando um inimigo numa guerra, seja defendendo a vida de alguém criminosamente atacado.

O fato é que ninguém vive sem as lâminas.

*GREG GASH é especialista na matéria.